quinta-feira, 15 de julho de 2010

Só os óculos de fora

Na cidade multicultural, as burcas estão por toda parte. Confesso que me metem medo. Ontem estava tranquilo no metrô, quando entraram duas moças? (senhoras? homens? não dá pra garantir nada) cobertas de preto da cabeça aos pés. Só os óculos apareciam. E ainda estavam com luvas pretas. Sentaram bem do meu lado. Falavam uma língua que não era árabe. Me deu um frio na espinha. Mulheres-bomba? Dei graças a Deus quando a minha estação chegou. Geralmente, tendo a aceitar as diferenças culturais-religiosas-étnicas sem problema nenhum, respeitando cada particularidade, credo ou opinião. Mas as burcas me amedrontam. Nunca mais vou me esquecer da mulher de burca com um carrinho de bebê num trem entre a Suécia e a Dinamarca, em 2008. Tenho pena delas. E medo.

2 comentários:

  1. Conviver com a diversidade é sempre um desafio, não é Cláudio?
    Você tem o mérito de reconhecer seu medo (fobia) e transformá-lo em memórias (trem entre a Suécia e a Dinamarca; metrô no Canadá), e compartilhá-las, transformando-as em cultura.
    Pena que nem todos conseguem fazer o que você vem fazendo e ficam paralisados na fobia, no caso, na burcofobia.
    Coragem homem, e adaptando um verso brasileiro, "...por detrás de toda burca a sempre uma grande mulher!"
    Bjus.
    Bob.

    ResponderExcluir
  2. Claudinho !!! Hj já ri muitooo com o seus posts !!! Canadian Dry AMO !!! Cura uma ressaca na hora !! Beijo grande

    ResponderExcluir