domingo, 11 de julho de 2010

Grandes circulares




Uma das coisas que funciona relativamente bem aqui é o transporte público. A conexão entre ônibus, metrô e bondes (streetcars) é perfeita. Ninguém anda muito para encontrar um transporte. Para quem fica muito tempo, como eu, bom negócio é comprar o Metro Pass. A princípio parece um absurdo de caro ($ 121 o cartão mensal), mas te dá direito a viajar quantas vezes quiser durante um mês. Como a passagem unitária custa $ 3, apenas 40 viagens já pagam. Bem, 40 viagens é só o que eu faria indo e voltando da escola. Vc entra no ônibus ou no bonde e mostra o cartão para o motorista. No metrô, passa o cartão na catraca.
Mas nem tudo é perfeito:

. nos fins de semana, os ônibus demoram a passar
. quem paga em dinheiro tem que ter os $ 3 exatos. Como não tem cobrador, não tem troco.
. muitos ônibus sujos, com copos descartáveis e jornais velhos deixados pelos passageiros
. os passageiros entram pela frente e vão se amontoando. O motorista tem que falar toda hora para as pessoas irem para a parte de trás, para que os novos passageiros possam entrar. Todo dia tem estresse.
. o povo fala alto no celular dentro do ônibus sem a menor cerimônia.

Qualidades:

. paradas de ônibus de vidro, que protegem do vento e da neve no frio e garantem a sombra no calor
. terminais pequenos de ônibus dentro das estações do metrô, para fazer as conexões
. ar condicionado nos ônibus
. um letreiro diz o nome das ruas transversais para orientar os passageiros; uma gravação acompanha o letreiro

Meu ônibus habitual é o 34. Viagem de 25 minutos sempre na mesma rua (Eglinton Ave.), pego ele na esquina de casa e o colégio é na mesma rua. As avenidas aqui são imensas. Já estou quase decorando as tranversais durante o trajeto.
Ainda não vi ninguém dar sinal para o ônibus. Pelo jeito, eles param sempre. Não sou eu que vou dar uma de caipira por aqui.....

Um comentário:

  1. ô Claudinho, tu tá andando de zebrinha em Toronto? Teu relato é igualzinho ao que ocorre aqui... o pov se amotoando na frente, copo de plástico pelos cantos... hahaha! que banzo nada, tu tá na Asa norte!!!! ;)))

    ResponderExcluir